quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Dicas para ler e assistir no Carnaval


E quem vai ficar em casa no Carnaval, tem sempre muito a ler, e também pode assistir. Minha recomendação é o livro "Quatro Estações" do renomado, reconhecido e temido Stephen King. O homem anda tão famoso que o comentário é que até a lista da lavanderia se vier com o nome King vira bestseller. Inclusive, o nome dele vem bem maior que os títulos nas capas...

Publicado pela primeira vez em 1983, "Quatro Estações" foge da linha terror que tornou o autor tão conhecido. São quatro histórias um pouco maiores que contos, cada uma relacionada a uma estação. Os norte-americanos chamam a esse tamanho de texto "novel", que não dá pra traduzir com novela pra gente. Das quatro, três viraram filmes maravilhosos. O King tem muita sorte com as adaptações dos livros dele, a gente pode conferir em "Cemitério Maldito", "A espera de um milagre" e muitos outros. Esses três em particular são marcantes.

A primeira história do livro é "Primavera eterna – Rita Hayworth e a redenção de Shawshank", sobre um homem que é preso pelo assassinato da esposa e do amante dela. Na prisão, seus talentos para a contabilidade são utilizados pelo diretor enquanto ele descobre o valor da amizade e da liberdade ali dentro. O filme "Um sonho de liberdade" (The Shawshank Redemption) foi feito em 1994 com direção de Frank Darabont e as atuações de Morgan Freeman e Tim Robbins . Quem não assistiu ainda a esse, pode alugar sem a menor hesitação. É emocionante.

Na segunda parte, o lado negro da juventude é explorado por "Verão da corrupção – Aluno inteligente". Um rapaz de treze anos descobre que um de seus vizinhos é um torturador nazista procurado. Em vez de entregar o homem, o menino passa a chantageá-lo em busca das histórias que compuseram o III Reich. Esse filme não fez sucesso como o "Sonho de Liberdade", mas também é muito bom. "O aprendiz" ( Apt Pupil) foi lançado em 1998, com Ian McKellen, Brad Renfro e David Schwimmer. Bryan Singer dirigiu a adaptação que tem um final diferenta na tela.

Na minha história preferida das quatro, "Outono da inocência – O corpo", a amizade é o carro-chefe da narração. Um grupo de amigos resolve fazer uma viagem de um dia até um ponto da floresta em que supostamente existe um corpo. O encontro dos jovens com a primeira perspectiva de morte e suas ânsias de juventude foram magistralmente retratados no filme "Conta Comigo" (Stand By Me). Esse aqui estourou nos cinemas, sendo considerado o filme que revelou o jovem River Phoenix (que depois teria uma overdose e morreria muito cedo). O filme é hoje um clássico, foi feito em 1987 e tem ainda a participação de Wil Wheaton, Corey Feldman, Jerry O`Connell, e de um novinho chamado Kiefer Sutherland. A direção é de Rob Reiner.

Na última história, que é a que eu menos gosto porque fala muito pouco sobre a natureza humana e vai mais para o lado do sobrenatural, "Inverno no clube – O método respiratório" mostra a luta de uma jovem mãe solteira para ter seu filho. Ainda não virou filme. Ainda.

- Quatro Estações
Stephen King (Objetiva)
Preço médio: R$ 39,00 nas livrarias

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Geninha e apreciadores deste espaço,
Lendo estes comentários, sentí-me estimulada a compartilhar com vocês o que estou lendo no momento. É a série RAMSÉS, escrita pelo francês Christian Jacq e traduzida por Maria D. Alexandr, editora BERTRAND BRASIL. Estudioso da egiptologia o autor já publicou outras obras do gênero. Nesta série de cinco volumes ele nos familiariza com a civilização egípcia através da trajetória grandiosa do Faraó RAMSÉS durante 60 anos governando o Egito. A leitura é agradável e estimulante. A propósito: tenho os dois primeiros volumes disponíveis para permuta. Alguém se habilita?
Eleni

Anônimo disse...

Geninha-que-me-mata-de-saudade,

Esse do King eu não li, thaaanks pela dica!Ai vai outra: para quem gosta do gênero, tem uma coletânea cuja a introdução é dele. O Livro reúne os clássicos O Médico e O Monstro, Frankstein e o melhor de todos: O Drácula, cuja a história é contada através dos diários dos apaixonados Jonhatan e Mina.

Como to no trabalho, não to com título/autor/editora aqui, mas dou uma olhada em casa e posto depois, ok!

Chêeero e to com super saudades de tu!

Déa