segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Isso que é profissional

Enquanto as editoras brasileiras insistem que 40 reais é um preço justíssimo para os bolsos brasileiros, a indústria editorial norte-americana aposta em acessibilidade. Lá, os livros são divididos em dois formatos: hardcover, livros de capa dura, excelente impressão e preço alto; e paperback. Os mesmos livros hardcovers são publicados em formato pequeno com capa mole e em papel de qualidade muito parecida com a de jornal. Sabe aqueles Sabrina de banca? Pois imagine, são esses!
O grande lance é que o paperback custa uma média de 7 dólares, dependendo do autor. Isso se for lançamento, nos sebos eles ficam em torno de 3 dólares. Já pensou pagar seis reais por um bom lançamento? O resultado é um público leitor tão forte que os autores são verdadeiras celebridades e as editoras são muito tranqüilamente as mais ricas.
O negócio é tão profissional que o escritor Dean Koontz, autor de suspense já acostumado a ficar meses na lista dos mais lidos do New York Times, tem um site praticamente para cada livro e usa trailers para divulgar seus lançamentos. Isso mesmo, trailers de livros. Dá uma olhada no do próximo dele: "Brother Odd". Fica no http://www.oddthomas.tv/.

3 comentários:

Anônimo disse...

Corri. Acho que tenho a honra de ser a primeira a comentar.
Legal sua idéia!!
Vou passar o endereço do "Tanto pra ler" pro Mauricinho. Só espero que ele não não tome para si o desafio de querer ler 126,09 livros por dia.
Beijão pra você.

Mauro Costa disse...

Ei, Geninha, se você aceitar dicas de livros, vá logo se preparando para queimar as pestanas e ter LER nos dedos de tanto digitar. Vai correr pra ver (e ler) a Autobriografia do Eric Clapton; o 1001 Discos para Ouvir antes de Morrer, compilação feita pelo Robert Dimery; o 1808, do Laurentino Gomes, e o maravilhoso O Homem Comum, do Philip Roth. E tenho dito. Ah, e inclui o que eu ganhei de presente, o As Boas Mulheres da China, da Xinran.
Tome!!!!!!!!!!!!
Valeu!
Mauro Costa

criscalina disse...

Eugeníssima,
teu blog veio feito um lembrete de que existe vida inteligente aqui na terra. Sim, porque ontem ouvi da boca de uma estagiária: "livro é futilidade, eu olho pros meus livros e penso em quantas coisas eu poderia comprar com aquele dinheiro".
A história d'O Deus das Pequenas Coisas me lembrou Dois Irmãos, do Milton Hatoum, sem alento, no entanto.
Ah, na estantevirtual.com.br tem O Deus das Pequenas mais em conta.
Beijo,