sábado, 26 de junho de 2010

Se à terra pertencia

Escritores, jornalistas, políticos, amigos e leitores de José Saramago ontem, dia 26 de junho, realizaram o que para mim foi a homenagem mais bonita ao escritor. A Casa Fernando Pessoa, dirigida pela escritora Inês Pedrosa, fez uma Maratona de leitura da obra "O Ano da Morte de Ricardo Reis", que teve início ao meio dia em ponto e tinha previsão de terminar às 2 da madrugada. Não pude acompanhar até o fim para saber, mas quando saí às 14 horas ainda estavam na página 60. A obra tem 582 páginas no total.

A leitura foi aberta pela esposa de Saramago, Pilar del Rio, que iniciou com a versão em espanhol. Após, as pessoas foram se alternando e o próprio público, que trouxe seu livro de casa ia se inscrevendo para ler. As duas horas que permaneci foram emocionantes. Homegear um escritor com as palavras escritas por ele é o que de mais doce pode haver. Me lembrou a imagem das pessoas levando o livro ao velório dele na Câmara Municipal de Lisboa e os impunhando, como se faria com velas, em frente ao caixão. Saramago não acreditava em velas, acreditava na força da mudança e suas palavras refletiam isso.

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, que leu muito bem seu páragrafo, anunciou que as cinzas do escritor serão colocadas em frente a Casa dos Bicos, sede da Fundação José Saramago. Ficarão junto a uma oliveira centenária, que será trazida de sua cidade natal Azinhaga, no Ribatejo, e a uma pedra de Pêro Pinheiro (usada na construção do convento) em que estará gravada uma frase do livro "Memorial do Convento": “Mas não subiu para as estrelas, se à terra pertencia”.


A Casa Fernando Pessoa já tinha feito uma maratona de leitura antes, foi da obra "As Memórias Póstumas de Brás Cubas" em homenagem ao centenário do escritor brasileiro Machado de Assis, em 2008. Ouvir a obra de Saramago em várias vozes, entonações e tons (sua neta não pôde conter o choro ao ler seu parágrafo) me fez sentir mais saudade das obras que não serão escritas. Perdemos música

Nenhum comentário: